Dia-a-dia dos Idosos

  • 5

Dia-a-dia dos Idosos

ATIVIDADES INTERNAS

EM TODAS AS ATIVIDADES E OFICINAS É MUITO BEM VINDA A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

Atividade: Bingo

Semanalmente nas terças-feiras no período da manhã ou período da tarde á o Bingo CVDA.

Que além do aspecto recreativo, tem a proposta de trabalhar as relações interpessoais dos residentes, conflitos, coordenação motora, desejo e memória.

 

 

 

 

 

Atividade: Rádio CVDA

As sextas feiras, semanalmente, no período da manhã á uma rádio interna (Rádio CVDA)

Suscetível aos acontecimentos do pátio e as manifestações dos residentes, voluntários, doadores, estagiários e funcionários. A Rádio CVDA possui como principal estratégia interventiva reforçar o protagonismo do residente através de blocos/programas, nos quais dão notícias, cantam, dançam, leem textos religiosos, poesias, debatem temas diversos, discutem atualidades, contam piadas, narram causos, falam de suas histórias de vida, verbalizam os seus sentimentos.

 

 

 

 

 

Atividade: Cinema e Cidadania

As quartas-feiras, quinzenalmente, no período da tarde: Cinema e Cidadania.

Apresentação de filmes com temáticas que envolvam os residentes. A atividade é iniciada quando os residentes elegem através de uma votação, entre duas opções de filmes qual será apresentado.

 

 

 

 

 

Atividade: Pintar e Expor Obras Surrealistas e de Op-Art

As terças-feiras  quinzenalmente e as quintas-feiras semanalmente no período da tarde: atividades de pintura com lápis de cor e guache (Pintar e Expor)

Com objetivo de desconstruir o estereótipo, no qual, o idoso e a improdutividade são correspondentes.

 

 

 

 

 

Atividade: Inclusão do Idoso no Universo dos Jogos Digitais (Game Terapia)

Duas vezes ao mês: na segunda segunda-feira e na primeira quinta-feira, no período da tarde: Inclusão do Idoso no Universo dos Jogos Digitais (Game Terapia).

Nessa atividade utilizamos um vídeo game, no qual o movimento do corpo intervém no jogo. No momento utilizamos dois jogos que avaliamos como facilitadores da pratica inclusiva (boliche e dardo). Com o objetivo que o residente se aproxime das novas formas de tecnologias voltadas para recreação.

 

 

 

 

 

Atividade: A peça teatral

As segundas-feiras ensaio da peça teatral.

A peça teatral é encenada após uma construção coletiva do enredo, com as lembranças e devaneios dos residentes.

 

 

 

 

 

Atividade: Oficina de Confecção de Bijuteria.

As terças-feiras, quinzenalmente, no período da tarde: oficina de confecção de bijuteria.

As bijuterias produzidas pelos residentes serão comercializadas nos eventos beneficentes em prol da instituição.

 

 

 

 

 

Atividade: Oficina de Dança do Ventre

As segundas-feiras, mensal, no período da tarde Oficina de Dança do Ventre.

Os residentes tocam instrumentos musicais, movimentam véus e acompanham a apresentação da professora. Uma aproximação da cultura árabe. Trabalho desenvolvido por voluntária.

 

 

 

 

 

 


5 Comments

Guiomar Vieira

12 de junho de 2015 at 5:00 pm

Olá, gostaria de saber se é possível visita-los com meus amigos da igreja para passar um sábado com os idosos. Seria muita alegria conhece-los. 🙂
Deus continue a abençoar esse trabalho.

    Casa dos Velhinhos

    20 de outubro de 2015 at 12:05 pm

    Boa Tarde, tudo bem? Você precisa realizar contato telefonico na entidade, para agendar um fim de semana. Nossa telefone é: 4123-1504

Mônica Rodrigues Menocci

18 de março de 2015 at 10:27 am

Vendo a história da casa ,pelo simples ato de amor e caridade visando o lado mais sensível do ser humano e seu bem estar já merecem meus Parabéns!As atividades propostas são fundamentais para o trabalho psico social dessas pessoas bem como o convivio sadio e fraterno entre elas, sou formada em fotografia e gostaria de realizar um trabalho voluntário com vcs, visando através da fotografia captar os mais diversos sentimentos dessas pessoas,assim como lembranças e interação entre eles lhes oferecendo o registro desses momentos q guardaraõ como lembrança e poderá ser repassado a seus familiares sem fins lucrativos algum , se permitido conversar com cada um deles e saber quais são seus gostos traduzindo em registro fotográfico q será cedido a casa e aos fotografados ficando comigo uma cópia de cada foto para futuras exposições daqueles q assim me autorizarem.Conto ansiosa com sua resposta pois é um belo trabalho q trará momentos agradáveis a todos !Obrigada e mais uma vez Parabéns!

    Casa Dos Velhinhos

    27 de março de 2015 at 3:38 pm

    Venha nos visitar!

Andreia Leme

4 de janeiro de 2015 at 9:10 pm

Olá por favor gostaria de saber como faz para obter uma vaga. Tenho minha mãe de 71 anos que não tem condiçoes de ficar mais sozinha. Se sente só é ativa mais está se entregando. Precisa de compania.