HISTÓRIA

A Casa dos Velhinhos Dona Adelaide foi fundada em 13 de Maio de 1985, no município de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, embora o trabalho executado por sua fundadora exista há quase meio século.

Fachada da SedeA Casa está localizada próxima a região central da cidade, com sede própria construída há mais de quinze anos em um terreno cedido pela prefeitura por uso de comodato por 99 anos, no bairro Vila Campestre. É uma entidade civil de direito privado beneficente, filantrópico, caritativa e de assistência social, sem fins lucrativos, que terá duração por tempo indeterminado, com capacidade de atendimento para 36 idosos.

Atualmente atendemos 36 idosos, sendo 24 mulheres e 12 homens, com diversas dificuldades e limitações. O atendimento prioriza idosos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social e/ou pessoal, com ausência ou precariedade dos vínculos familiares e/ou limitação de suporte para os cuidados requeridos no domicilio, através de um trabalho humanizado, num ambiente físico adequado, que propicie satisfação e bem estar, melhorando a qualidade de vida dos mesmos proporcionando segurança e conforto. A entidade foi construída e é mantida por voluntários que promovem eventos, parcerias e doações, com objetivo de arrecadar fundos para manter, concluir e reformar os setores essenciais da casa, efetuar o pagamento de funcionários e atender necessidades dos idosos.

A fundadora da Casa, Adelaide Faria de Graciano, ou somente Dona Adelaide como se tornou conhecida, iniciou seu trabalho juntamente com sua família, abrigando um morador de rua, em precárias condições físicas e psicológicas em sua própria casa. Desde então, pessoas em situação semelhante começaram a procurá-la, sendo atendidas sempre sem qualquer preconceito e independentemente da situação que se encontravam. A proposta continua a mesma, apenas enfatizando o atendimento aos munícipes. Infelizmente o projeto não contempla a demanda do município, o que ocasiona uma intensa procura por vaga.

Em 17 de Novembro de 1988, pela Lei 3.262, foi declarada de Utilidade Pública Municipal a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide e, atualmente, é reconhecida como Utilidade Pública nas três esferas de governo.