Internas
Dia-a-dia dos idosos
Em todas as atividades e Oficinas é muito bem vinda a participação da comunidade
Atividade: Bingo
As 3ª feiras, período matutino ou período vespertino: Bingo CVDA. É um jogo tradicional em nossa cultura, que movimenta paixões. O objetivo está para além do aspecto recreativo, tem a proposta de trabalhar as relações interpessoais dos residentes, conflitos, coordenação motora, desejo e memória.
Atividade: Boas Novas
Atividade com orientação protestante: às 5ª feiras (Boas Novas de Deus para Nossas Vidas), no período matutino, com o objetivo de proporcionar o fortalecimento espiritual e harmonizar os afetos entre os residentes.
Atividade: contação de historias
As 6ª feiras, no período vespertino, ocorrem a contação de histórias, na qual a narrativa ancora-se nas leituras e experiências vivenciadas pela voluntária. Objetivo: proporcionar um momento cultural e afetivo.
Atividade: É Hora do Show
Dias vezes na semana, no período vespertino: a atividade É a Hora do Show surgiu de uma demanda dos residentes, porque ao invés de filmes solicitavam shows. O objetivo da atividade ultrapassa a alegria que a música proporciona ao ambiente. Na possibilidade da escolha do show, um espaço democrático, cultural e de escuta do desejo do idoso.
Atividade: Clube da Luluzinha
A proposta dessa atividade externa é a socialização, o reforço dos vínculos comunitários e valorização da feminilidade. Com passeios curtos e em grupos pequenos, que considera os pedidos das residentes.
Atividade: Clube do Bolinha
A atividade iniciou-se devido à falta de oferta em trabalhos que atraiam o gênero masculino e que estreitem os laços de amizade e fraternidade. Essa atividade objetiva a socialização, o reforço dos vínculos comunitários e valorização dos idosos participantes.
Atividade: Ensaio de Carnaval
As 2ª feiras, semanalmente, no período matutino, ensaio do bloco carnavalesco com os residentes. O objetivo de trabalhar a identidade, a autonomia e memória, somado ao protagonismo e cidadania. Na cultura brasileira o carnaval é um traço marcante.
Atividade: Ensaio Teatral
As segundas-feiras ensaio da peça teatral.
A peça teatral é encenada após uma construção coletiva do enredo, com as lembranças e devaneios dos residentes.
Atividade: Grupo da Cidadania com os Residentes
As 5ª feiras, no período vespertino: realizado uma reunião com os residentes, na qual a palavra circula livremente. Abrange dilemas cotidianos relacionados ao convívio, a instituição e a sociedade. Essa atividade objetiva trabalhar a dignidade e exercício da cidadania, no qual o cidadão é sujeito de direitos e reponsabilidades com o coletivo.
Atividade: Grupo de Reflexão
Atividade com orientação espiritualista: às 2ª feiras (Grupo de Reflexão), no período vespertino reflexão semanal com abordagem de diversos temas. O objetivo é trabalhar autoestima, relacionamento, memória, experiências vividas e dificuldades do cotidiano.
Atividade: Inclusão do Idoso no Universo dos Jogos Digitais (Game Terapia)
Duas vezes ao mês: na segunda segunda-feira e na segunda quarta-feira, no período da tarde: Inclusão do Idoso no Universo dos Jogos Digitais (Game Terapia).
Nessa atividade utilizamos um vídeo game, no qual o movimento do corpo intervém no jogo. No momento utilizamos dois jogos que avaliamos como facilitadores da pratica inclusiva (boliche e dardo). Com o objetivo que o residente se aproxime das novas formas de tecnologias voltadas para recreação.
Atividade: manhã zen
As 3ª feiras, no período matutino: A Manhã Zen é uma atividade com terapias alternativas (cristaloterapia, reiki e cromoterapia). O objetivo é de formar residentes como terapeutas. Atualmente duas idosas são terapeutas reikianas (o residente terapeuta é a evidencia do protagonismo).
Atividade: Momento Internet
Duas vezes ao mês no período da tarde os residentes são convidados a explorar o vasto mundo digital da internet. Os moradores acompanham através da TV a navegação, que é guiada pela curiosidade dos participantes. Essa atividade objetiva trabalhar a identidade e autonomia, porque ocorre construções de narrativas naquilo que foi escolhido para passar na tela no momento da apresentação.
Atividade: Oficina da Dança do Ventre
As segundas-feiras, mensal, no período da tarde Oficina de Dança do Ventre.
Os residentes tocam instrumentos musicais, movimentam véus e acompanham a apresentação da professora. O objetivo é trabalhar a musicalidade e a aproximação dum traço relevante da cultura árabe de um modo lúdico
Atividade: Oficina de Bijuterias
As 3ª feiras, no período vespertino: oficina de confecção de bijuterias. Essa atividade objetiva inserir os residentes num processo de produção, no qual, ocorra a valorização e reconhecimento, através da comercialização das peças nos eventos beneficentes em prol da instituição, após o evento é divulgado o faturamento das vendas.
Atividade: Olimpíadas CVDA
Atividade Religiosa (Padre Luiz)
Atividade com orientação católica: às 4ª feiras, no período matutino. Atividade religiosa com o padre da Paróquia do Parque Veneza. Atendimento individual e celebração. Em nossa instituição temos residentes que são católicos, desse modo, o objetivo da atividade é assegurar a prática religiosa.
Atividade: Pintar e Expor
As 5ª feiras, no período matutino: atividades de pintura com lápis de cor e guache (Pintar e Expor). O objetivo é desconstruir o estereótipo, no qual, o idoso e a improdutividade são correspondentes. A exposição das obras dos residentes é feita no Varal dos Artistas, local criado com a finalidade de apresentar os melhores trabalhos dos participantes da oficina e utilizamos as obras com conteúdos temáticos para decorar a instituição nas datas festivas.
Atividade: Rádio CVDA – Guerra dos Sexos
As 6ª feiras, no período vespertino: um jogo de perguntas e respostas, disputado pelos residentes (Guerra dos Sexos: são os homens contra as mulheres). O modelo da atividade é inspirado em programas de auditório, que compõe o universo cultural televisivo, devido ao apelo carismático essa atividade é um dispositivo facilitador do convívio comunitário e transgeracional, porque, durante o ano escolas e empresas participam desse momento. Essa atividade objetiva intervir em questões cognitivas de forma lúdica e viabiliza o convívio comunitário.
Atividade: Rádio CVDA – Protagonismo dos Residentes
As 6ª feiras, o período matutino: uma rádio interna (Rádio CVDA) suscetível aos acontecimentos do pátio e as manifestações dos residentes, voluntários, doadores, estagiários e funcionários. A Rádio CVDA possui como principal estratégia interventiva reforçar o protagonismo do residente através de blocos/programas, nos quais dão notícias, cantam, dançam, leem textos religiosos, poesias, debatem temas diversos, discutem atualidades, contam piadas, narram causos, falam de suas histórias de vida, verbalizam os seus sentimentos.
Atividade: Você Sabia
As 5ª feiras, no período vespertino, os residentes participam de um jogo criado na instituição. Trata-se de dois grupos mistos divididos por uma rede de Badminton, que competem através de perguntas, que a cada encontro aborda temas específicos. Os grupos são nomeados de acordo com tema proposto. O objetivo é o de atender a demanda de residentes que se interessam por jogos com perguntas e de instituir um momento com temas diversos e culturais, para reforçar a autonomia e protagonismo dos residentes.