Internas

Dia-a-dia dos idosos

Em todas as atividades e Oficinas é muito bem vinda a participação da comunidade

Atividade: peça teatral

As segundas-feiras ensaio da peça teatral.
A peça teatral é encenada após uma construção coletiva do enredo, com as lembranças e devaneios dos residentes.

Atividade: Inclusão do Idoso no Universo dos Jogos Digitais (Game Terapia)

Duas vezes ao mês: na segunda segunda-feira e na primeira quinta-feira, no período da tarde: Inclusão do Idoso no Universo dos Jogos Digitais (Game Terapia).
Nessa atividade utilizamos um vídeo game, no qual o movimento do corpo intervém no jogo. No momento utilizamos dois jogos que avaliamos como facilitadores da pratica inclusiva (boliche e dardo). Com o objetivo que o residente se aproxime das novas formas de tecnologias voltadas para recreação.

Atividade: Oficina de Dança do Ventre

As segundas-feiras, mensal, no período da tarde Oficina de Dança do Ventre.
Os residentes tocam instrumentos musicais, movimentam véus e acompanham a apresentação da professora. Uma aproximação da cultura árabe. Trabalho desenvolvido por voluntária.

Atividade: Bingo

Semanalmente nas terças-feiras no período da manhã ou período da tarde á o Bingo CVDA.
Que além do aspecto recreativo, tem a proposta de trabalhar as relações interpessoais dos residentes, conflitos, coordenação motora, desejo e memória.

Atividade:  Pintar e Expor Obras Surrealistas e de Op-Art

As terças-feiras  quinzenalmente e as quintas-feiras semanalmente no período da tarde: atividades de pintura com lápis de cor e guache (Pintar e Expor)
Com objetivo de desconstruir o estereótipo, no qual, o idoso e a improdutividade são correspondentes.

Atividade: Oficina de Confecção de Bijuteria.

As terças-feiras, quinzenalmente, no período da tarde: oficina de confecção de bijuteria.
As bijuterias produzidas pelos residentes serão comercializadas nos eventos beneficentes em prol da instituição.

Atividade: Cinema e Cidadania

As quartas-feiras, quinzenalmente, no período da tarde: Cinema e Cidadania.
Apresentação de filmes com temáticas que envolvam os residentes. A atividade é iniciada quando os residentes elegem através de uma votação, entre duas opções de filmes qual será apresentado.

Atividade: Momento Internet

As 3º segunda do mês que ocorre esta atividade, momento que os idosos interage com vídeos que gostariam de ver que rolam na atualidade da internet, escolha feita por cada residente.

Atividade: Grupo da Cidadania com os residentes

As 5ª feiras, no período matutino: realizado uma reunião com os residentes, na qual a palavra circula livremente. Abrange dilemas cotidianos relacionados ao convívio, a instituição e a sociedade. Essa atividade objetiva trabalhar o exercício da cidadania, no qual o cidadão é sujeito de direitos e deveres. A reunião é registrada através de um livro ata.

Atividade: Rádio CVDA

As sextas feiras, semanalmente, no período da manhã á uma rádio interna (Rádio CVDA)
Suscetível aos acontecimentos do pátio e as manifestações dos residentes, voluntários, doadores, estagiários e funcionários. A Rádio CVDA possui como principal estratégia interventiva reforçar o protagonismo do residente através de blocos/programas, nos quais dão notícias, cantam, dançam, leem textos religiosos, poesias, debatem temas diversos, discutem atualidades, contam piadas, narram causos, falam de suas histórias de vida, verbalizam os seus sentimentos.

Atividade: segunda da nutrição

As 2ª feiras, no período vespertino: Segunda da Nutrição, com o objetivo de aproximar os residentes dos diversos temas sobre a alimentação. Utilização de atividades lúdicas para transmitir conhecimentos sobre a área, que torna a alimentação algo divertido, além de estimular o trabalho em equipe e partilhar experiências.

Atividade: grupo tropical

Na quarta, 4ª feira, no período vespertino: apresentação musical do Grupo Tropical. Banda composta por idosos talentosos de nosso município, portanto, o objetivo é o contato com a cultura musical através de um repertório de predominância sertaneja e a própria socialização entre os moradores com os músicos que representam a comunidade, na qual, a instituição está inserida.

Atividade: guerra dos sexos

As 6ª feiras, no período vespertino: um jogo de perguntas e respostas, disputado pelos residentes (Guerra dos Sexos: são os homens contra as mulheres). O modelo da atividade é inspirado em programas de auditório, que compõe o universo cultural televisivo, devido ao apelo carismático essa atividade é um dispositivo facilitador do convívio comunitário e transgeracional, porque, durante o ano escolas e empresas participam desse momento. Essa atividade objetiva intervir em questões cognitivas de forma lúdica e viabiliza o convívio comunitário.

Atividade: contação de historias

As 6ª feiras, no período vespertino, ocorrem a contação de histórias, na qual a narrativa ancora-se nas leituras e experiências vivenciadas pela voluntária. Objetivo: proporcionar um momento cultural e afetivo.

Atividade: manhã zen

As 3ª feiras, no período matutino: A Manhã Zen é uma atividade com terapias alternativas (cristaloterapia, reiki e cromoterapia). O objetivo é de formar residentes como terapeutas.Atualmente duas idosas são terapeutas reikianas (o residente terapeuta é a evidencia do protagonismo).

Atividade: Laboratório de Jogos

As sexta-feira semanalmente que ocorre esta atividade, onde jogos escolhidos pela equipe são passados para os residentes, jogos com muita diversão em grupos.

Voltar