Internas

Dia-a-dia dos idosos

Em todas as atividades e Oficinas é muito bem vinda a participação da comunidade

Atividade: peça teatral

As segundas-feiras ensaio da peça teatral.
A peça teatral é encenada após uma construção coletiva do enredo, com as lembranças e devaneios dos residentes.

Atividade: Inclusão do Idoso no Universo dos Jogos Digitais (Game Terapia)

Duas vezes ao mês: na segunda segunda-feira e na primeira quinta-feira, no período da tarde: Inclusão do Idoso no Universo dos Jogos Digitais (Game Terapia).
Nessa atividade utilizamos um vídeo game, no qual o movimento do corpo intervém no jogo. No momento utilizamos dois jogos que avaliamos como facilitadores da pratica inclusiva (boliche e dardo). Com o objetivo que o residente se aproxime das novas formas de tecnologias voltadas para recreação.

Atividade: Oficina de Dança do Ventre

As segundas-feiras, mensal, no período da tarde Oficina de Dança do Ventre.
Os residentes tocam instrumentos musicais, movimentam véus e acompanham a apresentação da professora. Uma aproximação da cultura árabe. Trabalho desenvolvido por voluntária.

Atividade: Bingo

Semanalmente nas terças-feiras no período da manhã ou período da tarde á o Bingo CVDA.
Que além do aspecto recreativo, tem a proposta de trabalhar as relações interpessoais dos residentes, conflitos, coordenação motora, desejo e memória.

Atividade:  Pintar e Expor Obras Surrealistas e de Op-Art

As terças-feiras  quinzenalmente e as quintas-feiras semanalmente no período da tarde: atividades de pintura com lápis de cor e guache (Pintar e Expor)
Com objetivo de desconstruir o estereótipo, no qual, o idoso e a improdutividade são correspondentes.

Atividade: Oficina de Confecção de Bijuteria.

As terças-feiras, quinzenalmente, no período da tarde: oficina de confecção de bijuteria.
As bijuterias produzidas pelos residentes serão comercializadas nos eventos beneficentes em prol da instituição.

Atividade: Cinema e Cidadania

As quartas-feiras, quinzenalmente, no período da tarde: Cinema e Cidadania.
Apresentação de filmes com temáticas que envolvam os residentes. A atividade é iniciada quando os residentes elegem através de uma votação, entre duas opções de filmes qual será apresentado.

Atividade: Circuito de Prevenção de Quedas

Através de exercícios multissensoriais dispostos em estações que utilizam equipamentos de fácil obtenção, manipulação e instalação, a atividade tem por objetivo treinar o equilíbrio dos participantes e reduzir o número de quedas que é um dos complicadores da autonomia e funcionalidade do idoso.

Atividade: Grupo da Cidadania com os residentes

As 5ª feiras, no período matutino: realizado uma reunião com os residentes, na qual a palavra circula livremente. Abrange dilemas cotidianos relacionados ao convívio, a instituição e a sociedade. Essa atividade objetiva trabalhar o exercício da cidadania, no qual o cidadão é sujeito de direitos e deveres. A reunião é registrada através de um livro ata.

Atividade: Rádio CVDA

As sextas feiras, semanalmente, no período da manhã á uma rádio interna (Rádio CVDA)
Suscetível aos acontecimentos do pátio e as manifestações dos residentes, voluntários, doadores, estagiários e funcionários. A Rádio CVDA possui como principal estratégia interventiva reforçar o protagonismo do residente através de blocos/programas, nos quais dão notícias, cantam, dançam, leem textos religiosos, poesias, debatem temas diversos, discutem atualidades, contam piadas, narram causos, falam de suas histórias de vida, verbalizam os seus sentimentos.

Atividade: segunda da nutrição

As 2ª feiras, no período vespertino: Segunda da Nutrição, com o objetivo de aproximar os residentes dos diversos temas sobre a alimentação. Utilização de atividades lúdicas para transmitir conhecimentos sobre a área, que torna a alimentação algo divertido, além de estimular o trabalho em equipe e partilhar experiências.

Atividade: grupo tropical

Na quarta, 4ª feira, no período vespertino: apresentação musical do Grupo Tropical. Banda composta por idosos talentosos de nosso município, portanto, o objetivo é o contato com a cultura musical através de um repertório de predominância sertaneja e a própria socialização entre os moradores com os músicos que representam a comunidade, na qual, a instituição está inserida.

Atividade: guerra dos sexos

As 6ª feiras, no período vespertino: um jogo de perguntas e respostas, disputado pelos residentes (Guerra dos Sexos: são os homens contra as mulheres). O modelo da atividade é inspirado em programas de auditório, que compõe o universo cultural televisivo, devido ao apelo carismático essa atividade é um dispositivo facilitador do convívio comunitário e transgeracional, porque, durante o ano escolas e empresas participam desse momento. Essa atividade objetiva intervir em questões cognitivas de forma lúdica e viabiliza o convívio comunitário.

Atividade: contação de historias

As 6ª feiras, no período vespertino, ocorrem a contação de histórias, na qual a narrativa ancora-se nas leituras e experiências vivenciadas pela voluntária. Objetivo: proporcionar um momento cultural e afetivo.

Atividade: manhã zen

As 3ª feiras, no período matutino: A Manhã Zen é uma atividade com terapias alternativas (cristaloterapia, reiki e cromoterapia). O objetivo é de formar residentes como terapeutas.Atualmente duas idosas são terapeutas reikianas (o residente terapeuta é a evidencia do protagonismo).

Atividade: terapia com dança

As 3ª feiras, no período vespertino: Terapia com Dança. Objetivo: através de músicas e coreografias ritmadas e de curta duração, trabalha a atenção, concentração, percepção, lateralidade, ritmo, memória recente e orientação espacial, estimula diversas habilidades psicomotoras e cognitivas. Além de promover um trabalho motor com progressivo condicionamento físico associado à sensação de satisfação física e emocional. A atividade é realizada em grupo, de forma cooperativa, que possibilita a socialização e o enriquecimento das relações interpessoais.

Voltar