Quem Somos

A Casa dos Velhinhos Dona Adelaide foi fundada em 13 de maio de 1985, no Município de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, embora o trabalho executado por sua fundadora exista há meio século.

A fundadora da Casa, Adelaide Faria de Graciano, ou somente Dona Adelaide como se tornou conhecida, iniciou seu trabalho juntamente com sua família, abrigando moradores em situação de rua e familiares que necessitavam de acolhimento para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, em precárias condições físicas e psicológicas. Desde então, pessoas em situações semelhantes começaram a procurá-la, sendo atendidas sempre sem qualquer preconceito e independentemente da situação que se encontravam. A proposta continua a mesma, apenas enfatizando o atendimento aos munícipes. Infelizmente o projeto não contempla a demanda do município, o que ocasiona uma intensa procura por vagas

Em 17 de Novembro de 1988, pela Lei 3.262, foi declarada de Utilidade Pública Municipal a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide e, atualmente, é reconhecida como Utilidade Pública nas três esferas de governo.

A Instituição sempre esteve localizada próxima à região central, com sede própria construída há mais de trinta anos em um terreno cedido pela prefeitura por uso de comodato por 99 anos, no bairro Vila Campestre- São Bernardo do Campos, é uma Organização da Sociedade Civil, filantrópica sem fins lucrativos, que terá duração por tempo indeterminado, com capacidade de atendimento para 36 idosos. Atualmente atendemos 30 idosos, sendo 20 mulheres e 10 homens, com diversos graus de dependência. Atendemos a pessoa idosa, de ambos os sexos, prioritariamente beneficiários do BPC e que se encontram em situação de vulnerabilidade e que não dispõem de condições de permanecer com a família. Atendemos a pessoa idosa vulnerável através de um acolhimento humanizado e numa ambiência adequada, que propicie a ela melhor qualidade de vida, segurança e conforto. A Instituição foi construída e é mantida por voluntários que promovem eventos, parcerias e doações, com objetivo de arrecadar fundos para manter, concluir e reformar os setores essenciais da Instituição e manter a qualidade de atendimento aos nossos residentes (alimentação, vestuário, higiene, medicações e outros), mantemos um Termo de colaboração com a Prefeitura de São Bernardo do Campo e o Governo do Estado de São Paulo que contemplam uma parte da folha de pagamento de nossos colaboradores.

Voltar